É o conjunto de ações que tem como objetivo premiar, motivar e engajar pessoas a alcançarem os melhores resultados.
Tendo como principal consequência a qualidade nos relacionamentos, fidelização e aumento da produtividade.
Maior produtividade da equipe, melhor clima organizacional, valorizar o cliente interno e externo, fortalecer o relacionamento entre equipes e clientes e diminuir as taxas de turnover.
Por meio de uma competição saudável todos trabalharão motivados e comprometidos a alcançar maiores e melhores resultados!
Mas para isso, é necessário desenvolver uma campanha de incentivo bem planejada e com metas bem definidas. A seguir, os passos necessários para montar uma campanha de incentivo de SUCESSO!!!
É importante que a empresa identifique e entenda o OBJETIVO que pretende alcançar com a campanha de incentivo.
Seja internamente, para os colaboradores, ou externamente, para os clientes.
Defina:
- Público-alvo
- Objetivo
- Período da Campanha
- Premiação
- Budget
- Patrocinadores
É a definição das metas que irá nortear os colaboradores e parceiros envolvidos.
As metas devem ser claras e coerentes com o seu objetivo.
Devem ainda, refletir a realidade da empresa sendo capaz de fazer a empresa crescer e também de estabelecer novos negócios.
Exemplos de metas:
- Aumentar o faturamento da empresa em xx%
- Conquistar x novos clientes por mês
- Diminuir a taxa de cancelamento em xx%
- Estreitar relacionamento com o público-alvo de forma a viabilizar o crescimento e alcance dos objetivos.
Esse é um fator chave da Campanha de Incentivo.
A premiação deve ser desejada por todas as partes envolvidas.
Deve ser algo mais do que tangível, deve ser algo que gere emoção, reconhecimento, valorização e motivação de todos.
Uma EXPERIÊNCIA a ser lembrada por anos para não gerar apenas uma motivação momentânea.
Prêmios em dinheiro, por exemplo, podem ser utilizados para fins que acabam por não gerar motivação.
Eventos & Viagens de incentivo:
Uma excelente alternativa é proporcionar aos colaboradores e parceiros de negócios experiências que mexam diretamente com as emoções.
Todos nós temos os nossos sonhos. E quem nunca pensou algo como poder passar o carnaval na Sapucaí do Rio de Janeiro:? Ou poder nadar com golfinhos nas Bahamas?
Então, imagina a Empresa poder proporcionar a realização de sonhos como esses!
Os viajantes viajam 3 vezes:
- Quando sonham
- Quando viajam
- Quando relembram
Momentos como estes permitem uma aproximação do grupo que está realizando junto a experiência.
Excelente oportunidade para estreitar relacionamentos!
Importante ressaltar que, quando bem formulada a campanha, o custo do investimento de um evento ou viagem de incentive, pode ser financiado pelo próprio evento/viagem.
Esse é o momento de engajar todo o seu time de colaboradores e parceiros. É o momento de vender a ideia de que a empresa investe, valoriza e se preocupa com o bem-estar de todos.
Faça do lançamento um momento marcante!
- Use as características da premiação para tematizar esse momento. Ex: O Destino da viagem é Dubai? Que tal uma jantar árabe para o lançamento da mecânica e apresentação do destino?
- Exponha toda a mecânica de forma clara para que não gere dúvidas futuras entre os participantes e reforce o OBJETIVO a ser alcançado.
- Em clima de parceria, enalteça a premiação.
- Destaque cada detalhe.
- Transporte seu convidado para o destino, deixando-o com gostinho de quero mais!
Avalie os Resultados!
É importante que a empresa defina como os resultados serão avaliados de forma a deixar transparente esse processo para os envolvidos.
Por isso, se faz necessário o uso de indicadores de desempenho e assim garantir o sucesso da campanha.
Exemplo: Não adianta conquistar novos clientes se a taxa de cancelamento aumenta.
Não é efetivo também aumentar o número de distribuidores sem que gere aumento no número de pedidos.
Crie um mecanismo que os envolvidos possam acompanhar o seu desempenho ao longo da campanha.
Desta forma, a empresa é capaz de atuar nos ajustes que se fazem necessários em tempo e assim manter a equipe engajada.
É muito importante manter a comunicação com os envolvidos ao longo da campaha.
Crie sua timeline de comunicação onde seja possível criar touch points durante a campanha.
Assim, você pode acompanhar os melhores resultados e ajudar quem está com dificuldade.
Agora é a hora de anunciar quem irá com você nessa Aventura!
Crie um ação impactante para essa comunicação.
Aplauda e destaque os ganhadores! Porém, não deixe de elogiar todos os envolvidos. Afinal, novas oportunidades virão.