Você precisa conhecer esse guia rápido antes de realizar sua Campanha de Incentivo!

Você sabe o que é Marketing de Incentivo?

É o conjunto de ações que tem como objetivo premiar, motivar e engajar pessoas a alcançarem os melhores resultados.

Tendo como principal consequência a qualidade nos relacionamentos, fidelização e aumento da produtividade.

Ganhos:

Maior produtividade da equipe, melhor clima organizacional, valorizar o cliente interno e externo, fortalecer o relacionamento entre equipes e clientes e diminuir as taxas de turnover.

Por meio de uma competição saudável todos trabalharão motivados e comprometidos a alcançar maiores e melhores resultados!

Mas para isso, é necessário desenvolver uma campanha de incentivo bem planejada e com metas bem definidas. A seguir, os passos necessários para montar uma campanha de incentivo de SUCESSO!!!

I – Planeje a campanha!

É importante que a empresa identifique e entenda o OBJETIVO que pretende alcançar com a campanha de incentivo.

Seja internamente, para os colaboradores, ou externamente, para os clientes.

Defina:

  • Público-alvo
  • Objetivo
  • Período da Campanha
  • Premiação
  • Budget
  • Patrocinadores
II – Estabeleça Metas!

É a definição das metas que irá nortear os colaboradores e parceiros envolvidos.

As metas devem ser claras e coerentes com o seu objetivo.

Devem ainda, refletir a realidade da empresa sendo capaz de fazer a empresa crescer e também de estabelecer novos negócios.

Exemplos de metas:

  • Aumentar o faturamento da empresa em xx%
  • Conquistar x novos clientes por mês
  • Diminuir a taxa de cancelamento em xx%
  • Estreitar relacionamento com o público-alvo de forma a viabilizar o crescimento e alcance dos objetivos.
III – Defina a premiação

Esse é um fator chave da Campanha de Incentivo.

A premiação deve ser desejada por todas as partes envolvidas.

Deve ser algo mais do que tangível, deve ser algo que gere emoção, reconhecimento, valorização e motivação de todos.

Uma EXPERIÊNCIA a ser lembrada por anos para não gerar apenas uma motivação momentânea.

Prêmios em dinheiro, por exemplo, podem ser utilizados para fins que acabam por não gerar motivação.

Eventos & Viagens de incentivo:

Uma excelente alternativa é proporcionar aos colaboradores e parceiros de negócios experiências que mexam diretamente com as emoções.

Todos nós temos os nossos sonhos. E quem nunca pensou algo como  poder passar o carnaval na Sapucaí do Rio de Janeiro:?  Ou poder nadar com golfinhos nas Bahamas?

Então, imagina a Empresa poder proporcionar a realização de sonhos como esses!

Os viajantes viajam 3 vezes:

  • Quando sonham
  • Quando viajam
  • Quando relembram

Momentos como estes permitem uma aproximação do grupo que está realizando junto a experiência.

Excelente oportunidade para estreitar relacionamentos!

Importante ressaltar que, quando bem formulada a campanha, o custo do investimento de um evento ou viagem de incentive, pode ser financiado pelo próprio evento/viagem.

IV – Lançamentos da campanha!  Motive os participantes

Esse é o momento de engajar todo o seu time de colaboradores e parceiros. É o momento de vender a ideia de que a empresa investe, valoriza e se preocupa com o bem-estar de todos.

Faça do lançamento um momento marcante!

  • Use as características da premiação para tematizar esse momento. Ex: O Destino da viagem é Dubai? Que tal uma jantar árabe para o lançamento da mecânica e apresentação do destino?
  • Exponha toda a mecânica de forma clara para que não gere dúvidas futuras entre os participantes e reforce o OBJETIVO a ser alcançado.
  • Em clima de parceria, enalteça a premiação.
  • Destaque cada detalhe.
  • Transporte seu convidado para o destino, deixando-o com gostinho de quero mais!

Avalie os Resultados!

É importante que a empresa defina como os resultados serão avaliados de forma a deixar transparente esse processo para os envolvidos.

Por isso, se faz necessário o uso de indicadores de desempenho e assim garantir o sucesso da campanha.

Exemplo: Não adianta conquistar novos clientes se a taxa de cancelamento aumenta.

Não é efetivo também aumentar o número de distribuidores sem que gere aumento no número de pedidos.

Crie um mecanismo que os envolvidos possam acompanhar o seu desempenho ao longo da campanha.

Desta forma, a empresa é capaz de atuar nos ajustes que se fazem necessários em tempo e assim manter a equipe engajada.

Lembre-se: O seu time precisa de engajamento constante!

É muito importante manter a comunicação com os envolvidos ao longo da campaha.

Crie sua timeline de comunicação onde seja possível criar touch points durante a campanha.

Assim, você pode acompanhar os melhores resultados e ajudar quem está com dificuldade.

Encerramento da campanha

Agora é a hora de anunciar quem irá com você nessa Aventura!

Crie um ação impactante para essa comunicação.

Aplauda e destaque os ganhadores! Porém, não deixe de elogiar todos os envolvidos. Afinal, novas oportunidades virão.

O marketing de incentivo é uma excelente ferramenta para criar relacionamento, gerar negócios e manter sua equipe engajada!

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